Receitas do Chef: bacalhau rápido e fácil para a Páscoa
Hoje o Bololô traz uma receita rápida e fácil para transformar seu cardápio da sexta- feira Santa em um verdadeiro cardápio de restaurante!
O Bacalhau se tornou uma tradição no período da Semana Santa. A igreja católica recomenda aos fiéis que se abstenham de carne durante a Quaresma, para agradecer o sacrifício de Cristo pela humanidade. Entretanto, a tradição atualmente mudou e sugere que a carne vermelha seja evitada apenas na sexta-feira santa.
Qual a origem do Bacalhau?
Cinco espécies marinhas podem ser vendidas com o nome de bacalhau. Entretanto, existe o chamado “bacalhau legítimo”, o peixe “Gadus morhua” considerado o melhor de todos, também é conhecido como bacalhau do Porto, referência à cidade portuguesa, apesar de não existir bacalhau em águas lusitanas.
Por que Bacalhau na sexta-feira Santa?
A Igreja Católica tinha um calendário rigoroso em relação ao jejum, nas datas religiosas a carne vermelha chamadas de carnes “quentes” eram proibidas, já o bacalhau era considerado “frio”, esse jejum correspondia a mais de um terço do ano sem comer carne, por isso a forte identificação religiosa.
Conforme os anos, esse calendário rigoroso foi sendo desfeito, mas continua forte a tradição do bacalhau, principalmente na Páscoa para a religião Católica.
A Semana Santa
A Semana Santa é conhecida desde os primeiros séculos cristãos, no século IV essa semana especial chamava-se Hebdomada paschalis (semana pascal), no século seguinte passou a se chamar semana Autêntica, isso em Roma. No Oriente chamava-se semana Maior e nesse mesmo tempo surgiu o nome Semana Santa.
Muitas pessoas passavam dias sem provar nenhum alimento, em algumas igrejas esse dias eram de descanso para os servos e escravos. Haviam vigílias solenes de orações e leituras, com celebração da eucaristia. Mas, no tempo dos apóstolos a semana santa era celebrada apenas em dois dias, sexta-feira e sábado de jejum rigoroso em preparação para o domingo da ressurreição de Cristo.
Domingo de Ramos
A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Sexta-feira Santa
Nesse dia apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário. Não se celebra a missa neste dia em todo o mundo, e o altar é iluminado sem cruz e sem velas. Em respeito, nesse dia não se come carne.
Sábado Santo
Toda a igreja em respeito a morte de Jesus permanece em silêncio e meditação, uma forma de acompanhar a ressurreição. À noite acontece uma vigília pascal, onde os cristão passam a noite rezando.
Domingo de Páscoa
Esse dia é o ápice do ano litúrgico. Todo igreja se reúne comemorando a ressurreição de Jesus Cristo e a vitória sobre a morte. Essa ressurreição simboliza uma vida nova e iluminada. Por isso que a Páscoa é o renascimento.
Para uma refeição saborosa, rápida e fácil!
Nos dias de hoje parar para cozinhar pratos complexos acaba sendo algo quase impossível, devido a correria do dia a dia. Foi pensando nisso que o Bololô reservou um prato rápido e fácil para que no aconchego da sua casa você faça aquele bacalhau tradicional e possa convidar seus amigos e familiares.
Bacalhau à Moda Antiga
Ingredientes
1 kg de bacalhau fresco em postas
1 litro(s) de leite
1 kg de batata em rodelas
1 litro(s) de azeite de oliva
1 unidade(s) de cebola em rodelas
2 dente(s) de alho amassado(s)
8 folha(s) de hortelã picada(s)
Como fazer
Retire as postas de bacalhau da água.
Esquente o leite numa panela e cozinhe o bacalhau muito rapidamente, durante dois ou três minutos. Retire as postas com bastante cuidado para que elas não se desfaçam. Se possível, use uma espátula.
Monte o prato num refratário grande ou numa cumbuca de barro vitrificado, que possa ir ao forno ou à mesa. Primeiro, disponha as rodelas de batatas. Regue generosamente com azeite de oliva. Adicione as postas e sobre elas coloque as rodelas de cebola, os dentes de alho amassados e as folhas de hortelã. Espalhe por cima quatro xícaras de café do leite no qual o bacalhau foi aferventado. Esquente o forno em torno de 200 graus.
Leve o refratário ao forno por trinta minutos. Retire e sirva.