Receita: Costela ao Molho Barbecue

Um dos cortes mais suculentos do boi, a costela é o prato ideal para um churrasco comemorativo. Mas saiba que prepará-la exige um pouco de paciência e cuidado, pois a carne demora alguma horas para ficar pronta e se passar do ponto fica impossível de comer. No mais, o ideal para preparar uma costela deliciosa é deixá-la marinando por um bom tempo. Abaixo, separamos uma receita clássica de costela, que todo mundo adora.

shutterstock_87755941

Você vai precisar de: 300ml de água 6 dentes de alho 1 cebola cortada em cubos 1 colher (chá) de manjerona desidratado 1 colher (chá) manjericão desidratado 1 colher (chá) de alecrim desidratado 1 colher (chá) de sálvia desidratado Costela de boi (a quantidade de sua preferência) 150g de sal grosso Em um liquidificador bata todos os temperos com a água (alho,  cebola, manjerona, manjericão, alecrim e sálvia). Em uma tigela coloque a costela de boi, tempere a carne com a marinada (feita acima) e salpique sal grosso. Tampe a tigela e leve à geladeira por aproximadamente 12 horas. Depois de marinada, retire a costela da geladeira coloque sobre o papel celofane (próprio para uso culinário) e embrulhe esta costela com 2 voltas formando um pacote. Amarre as pontas do celofane com barbante para não sair o suco e a gordura. Coloque a costela na churrasqueira a bafo e deixe assando por aproximadamente uma hora. Passada uma hora vire o pacote da costela para assar do outro lado por mais duas horas. Retire a costela da churrasqueira a bafo, abra o pacote e sirva em seguida.

Molho Barbecue

O molho barbecue dá um toque defumado e picante ao assado. De sabor intenso, contrasta com a delicadeza da costela.

Ingredientes:

1 xícara de açúcar mascavo 1/2 xícara de molho inglês 1 xícara de molho de tomate 2 colheres (sopa) de mostarda 2 dentes de alho amassados 1/2 colher (chá) de sal.

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo médio, mexendo até começar a engrossar. Depois de pronto, sirva sobre a costela.

shutterstock_149683541

Dicas – Em um açougue da sua confiança, peça sempre pela parte central da costela. Esse pedaço é o mais saboroso e pesa entre 4 e 5 quilos, medindo 30cm por 45cm, mais ou menos. Ao escolher a carne, lembre-se de que churrasco bom não precisa de muita coisa, apenas de uma carne de qualidade. – O ponto perfeito da costela é quando a carne está desprendendo do osso, mas ainda não se soltou completamente. A costela na churrasqueira requer atenção para não deixar o papel celofane queimar. Posicione a carne a uma distância de cerca de 70 centímetros do braseiro. – A costela é o grande destaque da refeição. Para acompanhar, não precisa de nada mais que uma boa salada, arroz e farofa.

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *