Petiscos e canapés: o que servir como aperitivo aos convidados?

Quem costuma receber os amigos em casa sabe que sempre surgem muitas preocupações com relação aos preparativos. Afinal, quantas pessoas devo convidar? Como deixar os convidados à vontade? E principalmente: o quê servir?

shutterstock_72356158 (1)

A escolha do menu da recepção é bastante relativa, pois depende de uma série de fatores, como o tema e caráter do evento, o nível de sofisticação, o grau de intimidade entre o anfitrião e seus convidados etc. Porém, quando falamos de aperitivos, essas diferenças não interferem tanto, pois muitos deles, podem ser servidos tanto no almoço íntimo com os amigos, quanto em um jantar formal. O que agrada a todos é o capricho no visual do aperitivo e o sabor.

Então mãos à obra! Vamos mostrar que montar aperitivos saborosos e interessantes pode ser super simples.

Como é muito comum os convidados chegarem com fome ao evento é bom deixar alguns petiscos em um aparador na sala, além das bebidas é claro. Esses petiscos podem ser bem simples, sem exigir nenhuma preparação antecipada como castanhas, azeitonas e queijos. O que conta é o visual, então arrume uma petisqueira bem bonita e enfeite com folhinhas de rucula, tomatinhos e outros alimentos coloridos. Também fica bem interessante e organizado servir esses petiscos em porções individuais. Por exemplo, você pode montar um mix de castanhas em potinhos pequenos com quantidade para uma pessoa.

shutterstock_35168083

Depois que boa parte dos convidados já chegou, você pode começar a servir as entradas e aperitivos mais elaborados. Os melhores aperitivos são aqueles compostos por sabores harmônicos e do tamanho certo para serem degustados em uma única bocada.

Os canapés se encaixam perfeitamente nessa definição, além de serem elementos decorativos da recepção. Preparar um canapé de dar água na boca é muito simples. Como um sanduíche os canapés são compostos por uma base – pão, massinhas, torradas, casquinhas etc – e um recheio, geralmente feito em três camadas (um intervalo, o item principal e uma guarnição). Alguns canapés são montados em copinhos e outras bases não comestíveis, embora seja menos usual em recepções caseiras.

shutterstock_93437266

Se sua recepção é bastante sofisticada, você pode preparar a receita desse canapé de salmão defumado, cream cheese, tomate e caviar.  A base é feita com pão de grãos 100% integral. Adicionar frutas aos aperitivos suaviza a combinação. O canapé abaixo é um campeão em harmonia de sabores: lombo defumado com manga em pão integral. Você também pode substituir a manga por abacaxi. Fica um pouco mais ácido, mas delicioso!

shutterstock_82136545

Se você prefere preparar algo mais simples escolha algumas receitas neutras de patê. É só deixar algumas torradas e pães à mesa para que os convidados possam se servir à vontade. Confira algumas receitas que agradam a todos os gostos.

Patê de peito de peru

shutterstock_81403789

  • 1/2 cebola grande
  • 150 g de peito de peru light com casca
  • 1/2 copo de requeijão
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto

 

Preparo: Triture todos ingredientes em um processador até obter uma massa homogênea.

Patê de ervas finas

shutterstock_117505249

  • 300 g de ricota
  • 1 copo de requeijão
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • 50 g de cebolinha fresca
  • 10 folhas de manjericão
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 colher rasa de café de sal
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 cebola
  • 2 dentes de alho

Preparo: Triture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Esse patê também pode ser usado em saladas. Fica parecendo um cream cheese de ervas.

4 comentários para "Petiscos e canapés: o que servir como aperitivo aos convidados?"

Adicionar Comentário
  1. Rachel Costa

    12 de dezembro de 2013 às 10:00

    obrigada pelas sugestões. vou fazer e depois mando a nota!

    Responder
    • Blog Bololô

      12 de dezembro de 2013 às 13:34

      Olá Rachel! 😉

      Nós que adoramos ter você aqui ♥ Vamos ficar esperando os resultados, conte pra gente! :)

      Responder
  2. Maria Mazarelo da Silva

    21 de abril de 2015 às 01:20

    Maravilhoso,fino, requintado, tudo de bom.Obrigada, parabéns.

    Responder
  3. Aline

    27 de outubro de 2015 às 00:48

    ola…gostaria de saber se em um coquetel de inauguraçao posso deixar os canapes na mesa, sem ncessariamente passar servindo aos convidados

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *