Frio e fondue: combinação perfeita para um ritual no inverno

Já estamos na estação outono, e aos poucos o frio está chegando, nada melhor que aproveitar para degustar de uma verdadeira tentação:  fondue.

shutterstock_154452875

Um pouco da história

O próprio nome já explica, a palavra significa “fundido” ou “derretido” e tem origem Suíça. A grande maioria das pessoas acreditam que ele foi inventado na Segunda Guerra, devido a impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas em buscar comida nas cidades próximas por causa do frio intenso.  Como eles eram produtores de queijo, começaram a derreter queijos como Gruyére e Emmental com vinhos.

Mas, a iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, de Nova York passou a servir o prato.

Apesar de ter surgido de forma diferente, a fondue se tornou uma comida refinada.

shutterstock_157514609

 

Dicas de fondue

Fondue de carne

A textura da carne deve ser delicada e sem gorduras. O filet mignon é o mais indicado, limpe-o bem e conte em cubos ou tiras. Não tempere a carne antes de fritá-la, pois isso faria a carne soltar agua e o óleo iria espirrar.

Fondue de queijos

Os queijos mais indicados são Emmenthal, Bel Pease, Cheddar, Edam, Couda, Gruyére ou Provolone.

Fondue Doce

Além de chocolate, pode ser de caramelo ou marshmallow.

 

Receita fondue para você

shutterstock_62342065

Fondue de marshmallow

Ingredientes

2 xícaras (chá) de marshmallow,

1 bolo de chocolate (não muito mole).

Modo de fazer

Coloque o marshmallow em uma bandeja refratária e leve ao fogo em banho-maria por 3 minutos ou até a água ferver. Retire do fogo, transfira para a tigela da fondue e coloque sobre o fogareiro. Opte pelo fogareiro com vela embaixo e leve à mesa. Corte o bolo em pedacinhos, espete cada pedaço no garfo próprio de fondue e mergulhe no marshmallow. Se quiser variar, sirva com morangos.

O que você vai precisar?

1

O fogareiro é o passo inicial para fazer uma fondue e o Bololô pode te ajudar com isso, existem vários modelos especiais.

No geral, usa-se álcool como fonte de calor, mas também tem os de vela, gás ou energia elétrica.

Existem também os aparelhos elétricos para fondue, embora sejam mais práticos por permitirem o controle da temperatura, não têm o mesmo romantismo e o mesmo aconchego que os de chama.

2

 

» Escolha seu aparelho Fondue aqui no Bololô!

 

Fondue e o Brasil

Muitas pessoas optam pelo frio no Brasil, elas adoram curtir um friozinho de gorro e cachecol, visitando algum destino na serra.

Os mais conhecidos estão nas regiões sul e sudeste, assim como Campos do Jordão e Gramado, onde o programa preferido é se agasalhar e ficar em frente a lareira comendo fundue com um belo vinho.

O legal da Fondue é que antes de um alimento é uma fonte de diversão. Resulta no encontro especial com a família ou amigos desfrutando de momentos mágicos e com um gostoso sabor de inverno.

shutterstock_169000961

Bom apetite!

» Quer um aparelho Fondue? O Bololô tem um especial só para você, veja aqui!

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *