Regras de etiqueta: como posicionar talheres à mesa

Posicionar talheres à mesa não é apenas pelas regras de etiqueta, é uma forma de deixar sua refeição mais organizada e elegante. Reunimos algumas dicas simples para quem quer dispor uma mesa bem posta, seja para receber amigos e familiares ou apenas para desfrutar sozinho.

A razão de tantos talheres, é que uma refeição completa serve vários pratos, mas não exagere. Coloque à mesa apenas o que será usado de acordo com o cardápio.

 

Como posicionar talheres à mesa

 

O primeiro passo é dispor os objetos bem espaçados para criar harmonia e descomplicar a hora da alimentação. Os utensílios devem ser colocados na ordem que serão utilizados, ou seja, de fora pra dentro.

 

Sousplat:

O sousplat serve de apoio para os pratos, que serão substituídos ao longo do jantar ou almoço. Assim, a mesa nunca fica desguarnecida durante a troca de pratos. Apenas a sobremesa não fica sobre ele. Ao servi-la, ele é retirados da mesa.

 

Facas, garfos e colheres:

Na hora de posicionar os talheres à mesa, as facas devem ficar à direita, com a lâmina virada para o prato, e os garfos do lado oposto. A colher de sopa fica do lado direito, logo depois da faca. Já os talheres de sobremesa, são dispostos em sentido horizontal acima do sousplat, deixando a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda.

 

Guardanapo:

O guardanapo (com ou sem argola) deve estar em cima do prato ou à esquerda.

 

Prato de manteiga:

Não esqueça do prato de manteiga, a sua posição é acima dos garfos.

 

Copos e taças

Por fim, os copos são dispostos de maneira que os menores fiquem na frente. O copo da água é colocado acima das facas e ao seu lado fica a taça de champanhe. Em frente, a taça de vinho tinto/branco e a de porto.

1 Comentário para "Regras de etiqueta: como posicionar talheres à mesa"

Adicionar Comentário
  1. bijuteria

    31 de outubro de 2014 às 08:46

    Obrigada pelas diccas, é algo que tenho sempre em consideração. :)

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *