Sopas Gourmet
Sopas para o inverno
Com o friozinho chegando, a vontade de tomar uma sopa quentinha e caseira só aumenta! Mas sopa gostosa não pode ser daquelas sem graça, tem que colocar a criatividade para trabalhar e abusar das combinações.
O Bololô te dá algumas dicas de receitas deliciosas de sopas quentinhas. Confira:
Sopa de Brócolis com Gorgonzola
Rendimento: 4 porções.
Ingredientes
– 1 maço de brócolis lavado, somente as flores
– 450g de batata descascada e picada em cubos
– 1 cebola picada em cubos
– 2 dentes de alho descascados e picados
– 500ml de caldo de legumes ou água
– 100g de gorgonzola esfarelado
– Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Refogue a cebola no azeite, em seguida, acrescente o alho, até ficar levemente dourados. Adicione o caldo e as batatas e cozinhe até a batata amolecer. Acrescente os brócolis e ferva até amolecer. Desligue o fogo e separa algumas flores para enfeitá-la. Depois que esfriar um pouco, leve tudo ao liquidificador, até formar um creme. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com as flores de brócolis e o gorgonzola.
Sopa de cebola gratinada
Ingredientes:
– Sopa de cebola
– 300 g de cebolas
– 60 g de manteiga
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1 ½ litro de caldo de galinha
– 1 baguete
– 150 g de queijo ralado
– Sal e pimenta-do-reino moída
Modo de Preparo:
Descasque e fatie as cebolas. Doure-as com a manteiga, em fogo bem baixo. Polvilhe a farinha e prolongue o cozimento por mais 3 minutos, sem parar de mexer. Pré-aqueça o forno a 160°C. Vá acrescentando o caldo de galinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Coloque sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Deixe reduzir para que a sopa não fique muito líquida. Enquanto isso, corte a baguete em rodelas e doure-as no forno. Regule o forno em 260°C. Despeje a sopa numa sopeira que possa ir ao forno ou em tigelinhas individuais. Ponha o pão sobre a sopa, espalhe o queijo por cima, leve ao forno e deixe gratinar. Sirva imediatamente.
Sopas para o verão
As sopas frias, também conhecidas como “sopas do verão”, são preparadas com ingredientes mais leves e saudáveis, o que muitas vezes significa que a quantidade de calorias por porção passa a ser menor do que as tradicionais sopas. Por ser mais leve, é uma ótima opção de entrada, podendo inclusive substituir as saladas.
As sopas frias são mais nutritivas do que os pratos quentes. Isso porque o cozimento dos ingredientes faz com que grande parte de seus nutrientes sejam perdidos. No entanto não é recomendado que ela seja o prato principal. Por ser uma refeição leve, ela não apresenta um número total de calorias suficiente para uma dieta saudável.
Confira as sugestões de deliciosas sopas frias que o Bololô preparou para você!
Sopa fria de cenoura com gengibre
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
– 3 cenouras
– 1 batata
– 1 cebola
– 1 litro de água
– 2 tabletes de caldo de galinha
– 1 colher de sobremesa (rasa) de gengibre em pó
Modo de preparo:
Pique as cenouras, a batata e a cebola em cubinhos. Em seguida, cozinhe os vegetais na água com o caldo de galinha. Quando estiverem bem macios, retire do fogo. Em um liquidificador, bata os vegetais cozidos, juntamente com o caldo, até que se forme uma mistura cremosa. Depois acrescente o gengibre e bata mais um pouco. Deixe esfriar completamente, se necessário leve à geladeira. Sirva em seguida em uma sopeira.
Sopa fria de abóbora
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
– 1 envelope de caldo de legumes em pó
– 1 xícara de chá de água
– 3 xícaras de chá de leite desnatado
– 1 cebola média picada
– 600 g de abóbora sem casca cozida
– 1 xícara de chá de creme de leite light sem soro
– 1 xícara de chá de cubinhos de queijo branco light
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Folhas de manjericão para decorar
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes dissolvido na água. Acrescente o leite, a cebola picada, a abóbora cozida e deixe ferver. Retire do fogo, espere esfriar e bata a mistura no liquidificador até formar um creme homogêneo. Adicione o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe esfriar completamente. Em seguida, sirva a sopa acompanhada dos cubinhos de queijo e das folhas de manjericão.
Algumas dicas para saborear as sopas frias
Tome cuidado com os temperos prontos, que apresentam grandes quantidades de sódio. O ideal é usar temperos naturais para que sua sopa fique ainda mais apetitosa.
Para acompanhar a sopa, substitua o tradicional queijo por torradinhas, que são opções crocantes e saborosas.
Adicione iogurte natural, que é um ótimo substituto para o creme de leite, e deixa sua sopa ainda mais cremosa. Um fio de azeite de oliva também modifica a textura e o sabor, deixando o prato mais saudável.