Sopas Gourmet

Sopas para o inverno

Com o friozinho chegando, a vontade de tomar uma sopa quentinha e caseira só aumenta! Mas sopa gostosa não pode ser daquelas sem graça, tem que colocar a criatividade para trabalhar e abusar das combinações.

shutterstock_95261338

O Bololô te dá algumas dicas de receitas deliciosas de sopas quentinhas. Confira:

Sopa de Brócolis com Gorgonzola

Rendimento: 4 porções.

Ingredientes

– 1 maço de brócolis lavado, somente as flores

– 450g de batata descascada e picada em cubos

– 1 cebola picada em cubos

– 2 dentes de alho descascados e picados

– 500ml de caldo de legumes ou água

– 100g de gorgonzola esfarelado

– Azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Refogue a cebola no azeite, em seguida, acrescente o alho, até ficar levemente dourados. Adicione o caldo e as batatas e cozinhe até a batata amolecer. Acrescente os brócolis e ferva até amolecer. Desligue o fogo e separa algumas flores para enfeitá-la. Depois que esfriar um pouco, leve tudo ao liquidificador, até formar um creme. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com as flores de brócolis e o gorgonzola.

shutterstock_84645184

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes:

– Sopa de cebola

– 300 g de cebolas

– 60 g de manteiga

– 1 colher de sopa de farinha de trigo

– 1 ½ litro de caldo de galinha

– 1 baguete

– 150 g de queijo ralado

– Sal e pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:

Descasque e fatie as cebolas. Doure-as com a manteiga, em fogo bem baixo. Polvilhe a farinha e prolongue o cozimento por mais 3 minutos, sem parar de mexer. Pré-aqueça o forno a 160°C. Vá acrescentando o caldo de galinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Coloque sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Deixe reduzir para que a sopa não fique muito líquida. Enquanto isso, corte a baguete em rodelas e doure-as no forno. Regule o forno em 260°C. Despeje a sopa numa sopeira que possa ir ao forno ou em tigelinhas individuais. Ponha o pão sobre a sopa, espalhe o queijo por cima, leve ao forno e deixe gratinar. Sirva imediatamente.

shutterstock_134140064

Sopas para o verão

As sopas frias, também conhecidas como “sopas do verão”, são preparadas com ingredientes mais leves e saudáveis, o que muitas vezes significa que a quantidade de calorias por porção passa a ser menor do que as tradicionais sopas. Por ser mais leve, é uma ótima opção de entrada, podendo inclusive substituir as saladas.

As sopas frias são mais nutritivas do que os pratos quentes. Isso porque o cozimento dos ingredientes faz com que grande parte de seus nutrientes sejam perdidos. No entanto não é recomendado que ela seja o prato principal. Por ser uma refeição leve, ela não apresenta um número total de calorias suficiente para uma dieta saudável.

Confira as sugestões de deliciosas sopas frias que o Bololô preparou para você!

Sopa fria de cenoura com gengibre

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

– 3 cenouras

– 1 batata

– 1 cebola

– 1 litro de água

– 2 tabletes de caldo de galinha

– 1 colher de sobremesa (rasa) de gengibre em pó

shutterstock_90678559

Modo de preparo:

Pique as cenouras, a batata e a cebola em cubinhos. Em seguida, cozinhe os vegetais na água com o caldo de galinha. Quando estiverem bem macios, retire do fogo. Em um liquidificador, bata os vegetais cozidos, juntamente com o caldo, até que se forme uma mistura cremosa. Depois acrescente o gengibre e bata mais um pouco. Deixe esfriar completamente, se necessário leve à geladeira. Sirva em seguida em uma sopeira.

Sopa fria de abóbora

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

– 1 envelope de caldo de legumes em pó

– 1 xícara de chá de água

– 3 xícaras de chá de leite desnatado

– 1 cebola média picada

– 600 g de abóbora sem casca cozida

– 1 xícara de chá de creme de leite light sem soro

– 1 xícara de chá de cubinhos de queijo branco light

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o caldo de legumes dissolvido na água. Acrescente o leite, a cebola picada, a abóbora cozida e deixe ferver. Retire do fogo, espere esfriar e bata a mistura no liquidificador até formar um creme homogêneo. Adicione o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe esfriar completamente. Em seguida, sirva a sopa acompanhada dos cubinhos de queijo e das folhas de manjericão.

shutterstock_113028175

Algumas dicas para saborear as sopas frias

Tome cuidado com os temperos prontos, que apresentam grandes quantidades de sódio. O ideal é usar temperos naturais para que sua sopa fique ainda mais apetitosa.

Para acompanhar a sopa, substitua o tradicional queijo por torradinhas, que são opções crocantes e saborosas.

Adicione iogurte natural, que é um ótimo substituto para o creme de leite, e deixa sua sopa ainda mais cremosa. Um fio de azeite de oliva também modifica a textura e o sabor, deixando o prato mais saudável.

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *