Tudo sobre o chá: seus benefícios, como preparar e servir.

O ritual do chá requer sensibilidade e inspiração. Para aqueles que acham que é uma bebida sem graça, sem gosto e de sabor fraco, o Bololô traz um mundo de novas descobertas e prazer para o seu paladar.

O chá é uma bebida com variedade de sabores e aromas. Alguns são puramente medicinais, outros agradam ao paladar, trazendo uma experiência sensorial incrível.

shutterstock_94400386

Preparando um bom chá

Saiba que um bom chá é preparado em infusão. Prefira ferver a água e ter em mãos a erva que deseja, do que a facilidade do saquinho instantâneo. O chá de “sachê” pode tornar a bebida mais fraca, muitas vezes escondendo o seu verdadeiro sabor.

Os especialistas em chás afirmam que a bebida não deve ser tomada com açúcar ou adoçante. O simples fato de adoçar o chá mascara seu gosto, interferindo no sabor da erva original.

Não se esqueça dos chás gelados, que também são bastante apreciados.  Você pode fazer maravilhas com algumas receitas envolvendo frutas, basta batê-los no liquidificador, utilizando como base o chá preto ou a erva-mate.

Chás: finalidades e benefícios

A maioria dos chás possui efeitos medicinais. Alguns aliviam dores como de estômago, dores de cabeça, enxaquecas e outros auxiliam no melhor funcionamento do organismo como digestão, azia e fígado. Preparamos uma lista de chás e suas finalidades, confira:

– Alecrim: Contra o stress, depressão, reumatismo e digestão. O chá do alecrim tem as finalidades de tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou até mesmo a celulite.

– Boldo: Tônico do aparelho digestivo; aumenta a produção da bílis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.

– Camomila: Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Também é indicado como calmante para insônia e nervosismo.

– Erva Cidreira: Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.

– Erva Doce: Alivia cólicas menstruais; também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos.

– Erva Mate/Mate: Anti-stress, facilita a digestão, é um ótimo remédio para pele.

– Guaraná: Reconstituinte, estimulante, diminui a fadiga motora e psíquica.

– Hortelã: Atenua azia, gases e cólicas. É também calmante, digestivo, e alivia a insônia.

– Jasmim: Tônico, indicado contra sonolência e combate a acessos de asma. Excelente diurético.

– Poejo: Anti-inflamatório de ação expectorante no processo respiratório como tosses catarrais, anti-espasmódico e ainda depurativo, gripe ou tosse.

– Preto e chá verde: Excelente após as refeições, é bom para a digestão.  Utilizado contra úlcera.

shutterstock_114303421

Como servir o chá?

Há séculos que o chá é servido em um ritual que promete transformar qualquer tarde em um momento de convívio social, com muitos e deliciosos sabores. Embora a correria do dia a dia não permita grandes cerimônias, servir um chá das cinco é sempre um convite irrecusável. E se você quer impressionar, prepare uma mesa com de arrancar suspiros!

4rrere

http://www.bololo.com.br/APARELHO_DE_JANTAR_BONECHINA_HOME-CO_42_PECAS/p

O convite e a decoração são peças-chave para sua reunião em torno do chazinho dar certo. Mas como decidir onde realizar o famoso “chá das cinco”? Na varanda, no jardim, na sala de jantar ou perto da lareira? Para o local ser ideal, certifique-se de que o espaço seja agradável e para torná-lo ainda mais aconchegante, você pode decorá-lo com flores ou frutos da época. Não se esqueça de que a decoração deve ser sempre criativa.

O chá das cinco é considerado um evento requintado, ou seja, use seus melhores utensílios, com a melhor decoração. Ponha a mesa com a toalha mais bonita, sem esquecer os guardanapos de pano, elegantemente disposto. Providencie um conjunto de porcelana ou pode ser um mais contemporâneo, o importante é que não falte o bule, a leiteira e o açucareiro; pires e colher de chá para cada convidado, assim como prato e talheres de sobremesa.

Os chás

O chá é o protagonista da sua reunião e, portanto, você deve servir pelo menos dois tipos: um tradicional (camomila, chá preto ou chá verde) e um chá diferente para aguçar o paladar (pode ser um chá de fruta, de baunilha ou de caramelo, por exemplo).

Você pode preparar o chá previamente e servir cada um em um bule ou então ferver a água, colocá-la em bules e deixar que os convidados preparem o seu próprio chá. Não se esqueça do acompanhamento, biscoitinhos e bolos são perfeitos para este fim.

Existem muitas outras ideias para servir um chá. Divirta-se, prove um pouco de tudo e bom chá!

shutterstock_48772324

1 Comentário para "Tudo sobre o chá: seus benefícios, como preparar e servir."

Adicionar Comentário
  1. lucia maria silva-aria

    23 de novembro de 2014 às 19:09

    Eu mantenho uma rotina de tomar cha tds as noite. Gosto de erva cidreira, alem de ajudar na digestao, é bom p/ combater a insonia . Proporciona um sono tranquilo.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *