Saladas à mesa: dicas sobre como servir com elegância

Coloridas, frescas e saudáveis, as saladas são preparações versáteis que podem ser servidas em diversos momentos da refeição. Como entrada, estimulam o paladar e abrem o apetite, além de impressionar os convidados, quando bem montadas. Como acompanhamento, complementam os sabores do prato principal. Finalmente, como prato principal em si, as saladas são uma opção ideal para os dias de verão.

As azeitonas dão sempre um toque a mais!

As azeitonas dão sempre um toque a mais!

O termo salada deriva do latim herba salata (erva salgada) que indica a maneira como o prato costumava ser servido séculos atrás: legumes e verduras frescas, temperadas apenas com sal. Com o tempo, as receitas evoluíram e agregaram uma diversidade de ingredientes, incluindo carnes, frutas e queijos, além dos mais variados molhos e temperos.

Tão importante quanto a montagem e os ingredientes da salada é a sua apresentação à mesa. Na hora de servi-la é importante variar não só na mistura de sabores como também no visual e apresentação do prato.

Em festas e jantares mais descontraídos, uma opção prática e diferente é servir as saladas em recipientes descartáveis. Mas ao invés dos copinhos de plástico, prefira os de acrílico transparente que dão um ar mais sofisticado.

Que tal essas mini saladinhas servidas em copinhos?

Que tal essas mini saladinhas servidas em copinhos?

Outra opção bem interessante e divertida é servir a salada em recipientes comestíveis como cestinhas de parmesão ou de massa de trigo ou de pastel assada. Dessa forma, a refeição fica completa.

adfd

Você também pode (e deve) inovar na maneira de servir as saladas aos seus convidados. Dê uma boa olhada nos recipientes que você tem no armário e que possam ser utilizados para colocar a salada. Veja a ideia abaixo, que bacana! Aproveitando as taças de Martini para servir uma Caprese com muito estilo.

Salada capresse na taça de martini: Chique!

Salada capresse na taça de martini: Chique!

Se o jantar é mais formal, então descarte as opções acima. Se a salada for distribuída em porções individuais você pode servi-la em um pratinho pequeno colocado à esquerda do convidado, logo abaixo do pratinho de pão. Servir a salada em um bowl também é bastante elegante e moderno.

Caso você opte por servir a salada em um único recipiente no qual os convidados se servem individualmente, invista em uma saladeira que converse com o restante do aparelho de jantar ou em recipientes transparentes de cristal ou vidro, que combinam com tudo.

2 comentários para "Saladas à mesa: dicas sobre como servir com elegância"

Adicionar Comentário
  1. Neusa Altafim

    16 de julho de 2014 às 15:39

    G ostaria de saber, em que prato coloco na mesa,quando, as saladas são separadas a parte pra pessoas escolher como na churrascarias,devo colocar junto as saladas ou coloco na mesa e que tipo de prato obrigada!

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *