Organize um churrasco sem dor de cabeça

Carne bem preparada, cerveja gelada, família, amigos e aquele bate-papo descontraído. Existe programa melhor? O Bololô te ensina, de um jeito simples, a organizar essa ocasião muito apreciada pelos brasileiros.

shutterstock_153002084

Organize os convidados

Algumas dicas são essenciais para a melhor organização do seu evento. Quando for convidar os amigos, lembre-se de juntar pessoas em comum ou de um mesmo grupo. Outra coisa é tentar equilibrar o número de homens e mulheres, verificando se no meio de seus convidados existe algum vegetariano ou diabético e preparar um cardápio opcional para atender estas pessoas. Fique atento também ao número de pessoas, quanto mais gente, mais trabalho!

A escolha do dia também pode contribuir para o sucesso de sua festa. Procure olhar a previsão do tempo e ver se vai fazer chover, caso isso aconteça, dá para organizar em um local coberto.

shutterstock_75447211

Escolha da carne

Ao calcular a quantidade de carne por pessoa é preciso levar em consideração que em geral, homens comem mais carne e menos salada do que as mulheres e que crianças comem bem menos em relação aos adultos. Em média são 200g a 300g de carne para mulheres e 300g a 500g para homens, além da linguiça, asinhas de frango e corações.

Quanto ao tempero da carne, use somente sal grosso e na hora. Nunca deixe a carne de molho, pois isso faz com que ela endureça. Dica Bololô: antes de colocar o sal grosso na carne, experimente regá-la com azeite de oliva. Fica muito saborosa!

Os tipos de corte mais utilizados para churrasco são: picanha, contra filé, maminha e fraldinha. Algumas pessoas gostam de utilizar a alcatra, filé mignon e costelas. Veja mais:

Picanha – Saborosa, pode ser assada inteira ou fatiada. O corte da picanha fica localizado na anca do boi, próximo à alcatra. A carne deve pesar entre 1kg e 1,5kg.

shutterstock_107365649

Costela – É a parte superior da caixa torácica do bovino. Ótima para churrascos e assados é o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas dentro de uma mesma peça.

shutterstock_132225380

Alcatra – Macia e como pouca gordura, essa carne é ideal para o preparo de bifes, assados ou ensopados. Por ser uma peça grande a alcatra abrange a maminha, a picanha, o baby-beef e o miolo da alcatra.

Filé Mignon – O corte mais macio da carne bovina possui essa característica por ser o músculo menos trabalhado do animal. Com sabor neutro e pouquíssima gordura, essa carne fica excelente no preparo de bifes, medalhões, rosbife, picadinho, além de ser ideal para ser servida com vários tipos de molho.

shutterstock_108362702

Contra Filé – Carne macia, de sabor acentuado, pode ser servida mal passada ou ao ponto e deve ser assada em alta temperatura para que não enrijeça.

Fraldinha – Localizada na lateral da costela à perna traseira do boi, ela é constituída por músculos mais grossos e longos. Ótima para ser preparada assada em churrasco ou na grelha, devendo sempre ser cortada em tiras grossas.

Defina o cardápio

– Prato principal: Carnes, linguiça, frango.

– Saladas, maionese, saladas verdes com palmito, tomate, ervilha, arroz, farofa, queijo coalho. Abobrinha recheada, vinagrete pão de alho.

– Equipamentos e acessórios: Pratos, talheres, copos e guardanapos.

– Bebidas: Cerveja e refrigerantes.

– Sobremesas: frutas, sorvetes, bolos.

– Não se esqueça do carvão e gelo!

shutterstock_106119593

 

1 Comentário para "Organize um churrasco sem dor de cabeça"

Adicionar Comentário
  1. José Martins

    30 de setembro de 2015 às 14:23

    Srs. Costumo fatiar a peça de picanha (mais ou menos 3 dedos), coloca-la na churrasqueira, e colocar sal grosso. O problema é que nunca fica com
    ” coloração de churrascaria”. Costuma ficar com uma coloração esbranquiçado. Porque?
    Grato, José Martins.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *