Como organizar a festa de Natal

Decoração, música, comida e presentes são preocupações constantes de quem está organizando uma festa de Natal. Para dar tudo certo na organização desse tradicional encontro é preciso seguir alguns passos. Não se preocupe! O Bololô te ajuda!

shutterstock_158974244

Que tal começar pelos convidados?

Em primeiro lugar, lembre-se que é uma festa familiar. Faça uma lista de todos que deseja convidar e tome cuidado para não exceder o número de pessoas. Sempre tenha como parâmetro o tamanho do local da festa e imagine que cada convidado deva estar confortável. Uma boa ideia para gerar boas expectativas é fazer um convite bonito com papel e laços, como um cartão de Natal, com as informações da confraternização.

shutterstock_87595933

Os preparativos da ceia

Não quer ficar o dia inteiro organizando a festa? Divida com os convidados os preparativos da ceia, afinal não valerá a pena trabalhar tanto e não aproveitar a confraternização. Observe o que cada pessoa sabe fazer de melhor e peça para levar, assim não correrá o risco de ter “experiências gastronômicas mal sucedidas”! Como anfitrião, você pode se encarregar das entradas, bebidas e decoração.

Mas caso você queira organizar tudo, a grande dica é calcular a quantidade de comida por pessoa. Para os petiscos, como frutas secas, nozes e castanhas, 100 g por pessoa é uma boa média. Para pratos quentes, cerca de 550g por pessoa é o suficiente, sendo que crianças comem menos e alguns adultos mais. Dois perus de 5kg, por exemplo, servem aproximadamente 25 pessoas. Sendo que acima de 10 convidados, é bacana ter outra carne, ave ou peixe. O fato é que quanto mais variedade, mais os convidados comem!

No caso dos acompanhamentos, se for servir só arroz, calcule 150g por pessoa. Mas se for servir arroz e farofa (a farofinha boa no Natal não pode faltar, gente!), calcule de 60g a 80g por pessoa. De sobremesa você pode optar pelo tradicional panetone ou bolo, 60g a 80g por pessoa se tiver outra sobremesa; 100g se for a única sobremesa.

Decoração

Para a decoração se tornar ainda mais especial, deixe em evidência o que você já fez para celebrar a época. Deixe sua árvore de Natal em um lugar de destaque e onde haja espaço para colocar os presentes. Capriche na decoração da mesa principal dispondo de uma bela toalha, jogos de pratos e talheres impecáveis. Use frutas, castanhas, flores e enfeites natalinos para compor um arranjo central de requinte.

shutterstock_158974244

O amigo secreto

A música natalina é indispensável para ambientar a festa e principalmente o amigo secreto que é tradição na maioria das famílias. A troca de presentes pode ocorrer antes ou depois da ceia, fica a sua escolha!

shutterstock_84120307

Enfim, estude o perfil de seus convidados! Busque saber a quantidade de homens, mulheres, crianças, se a família é louca por doces ou adoram beber e estimar a quantidade de comida baseado nessas suas informações.

Ninguém conhece o convidado melhor que você! Feita com amor e planejamento, qualquer ceia tem tudo para dar certo!

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *