O que preparar? Drinks especiais de inverno

Os dias gelados do inverno fazem muita gente optar por bebidas mais quentinhas para se aquecer. Para quem gosta de balada ou quer fazer uma reunião com os amigos em casa, as opções de drinks de inverno com álcool podem ser ótimas escolhas.

Quentes ou frios, com chás, frutas, chocolate, vinho, café ou leite, com ou sem álcool, o importante é tornar o inverno mais confortável e caloroso. O Bololô traz algumas sugestões e receitas para você se esquentar com muito requinte.

shutterstock_108779669

Dicas para fazer coquetéis de inverno deliciosos

Quando for preparar seu coquetel, não se esqueça de que a dosagem de álcool varia de acordo com o gosto de cada um. O ideal é adicionar 2 colheres de sopa de destilado para cada 250 a 350 ml de outros ingredientes, assim terá o toque de sabor e o calor desejáveis. Essa é a receita base para os coquetéis mais incrementados, onde você pode adicionar e misturar chá ou café, com uma dose de bebida alcoólica a gosto.

Lembre-se que as misturas mais adequadas são aquelas em que os sabores têm afinidades entre si, como os chás cítricos e licores da mesma família. Os chás pretos combinam muito bem com o whisky e com o conhaque, mas reagem mal às bebidas doces. Já os chás de ervas, só terão o sabor preservado com uma dose de conhaque ou de aguardente de boa qualidade, em pequena quantidade. Os chás à base se frutas vão sempre combinar com licores, sendo que os de laranja vão bem com todos. Veja algumas dicas que o Bololô traz de bebidas de inverno que têm tudo para tornar o frio mais aconchegante:

– Caipirinha de vinho tinto: alternativa quente da tradicional caipirinha brasileira. A bebida é feita de vinho tinto seco, 1/2 limão siciliano e duas colheres de açúcar. É preciso esmagar o limão e o açúcar e depois bater na coqueteleira com gelo e vinho tinto.

– Negroni: um dos mais celebrados coquetéis para tomar antes de refeições, é fácil de fazer em casa. Você vai precisar de uma dose de Campari, uma dose de vermute tinto italiano, uma dose de gim inglês e meia rodela de laranja, com a casca, sem sementes. Depois é só misturar as três doses em um recipiente de vidro que permita o ingresso de colher para mexer bem.

Drinques After Dinner

shutterstock_89452249

O After Dinner é geralmente servido em shots e pode substituir o tradicional cafezinho depois das refeições. Na borda do corpo é colocado canela e o drink pode ser feito a base de amarula, licor de chocolate, capuccino ou café. Os licores podem ser misturados com leite condensado, para deixar a bebida ainda mais saborosa.

– Drink Alexander: esse é um drink “quente”, cremoso e com o irresistível sabor do chocolate. Por ser leve e doce, é um ótimo after dinner. Para fazer a receita você vai precisar de 2 cálices de conhaque, 2 cálices de licor de cacau, 2 cálices de creme de leite, cubo de gelo, noz moscada ou canela em pó para polvilhar. Coloque todos os ingredientes na coqueteleira, bata bem até que esteja bem misturada, polvilhe levemente com a noz moscada ou canela e sirva imediatamente.

shutterstock_137832272

– Drink Nega quente: esse é um drinque para quem gosta de sofisticação. Para prepara-lo é preciso de 50 ml de cachaça, 1/2 maçã verde cortada em cubos pequenos, 3 rodelas de gengibre cortadas em quatro partes, 1/2 rodela de abacaxi cortada em cubos, 20 ml de licor de pêssego, 70 ml de vinho Cabernet Sauvignon, 20 ml de xarope simples. Para montar o drinque é necessário colocar a bebida em um copo alto e a rodela de lima-da-pérsia por cima. Depois coloque os cravos por cima de tudo e acenda o torrão com ajuda de fogo. Por fim, leve todos os ingredientes ao fogo até começar a ferver. Sirva com canudo.

– Drink Kinder Ovo: bebida para os chocólatras de plantão é uma delícia e fácil de fazer! Você só vai precisar de 30 ml de Amarula, 40 ml de calda de chocolate e chantilly a gosto. Para a calda 300 g chocolate meio amargo, 50 g de creme de leite sem soro, 100 g de leite condensado, 2 litros de leite e 100 g de chocolate em pó. Leve todos os ingredientes ao fogo médio por quarenta minutos até engrossar. Em uma taça de coquetel dupla, passe o mel na borda e coloque as lascas de chocolate. Depois coloque a Amarula, a calda de chocolate, o chantilly e finalize colocando a metade do Kinder Ovo inclinada. Sirva a seguir com um canudo.

– Choconhaque: em uma xícara coloque o leite condensado até a metade e acrescente chocolate em pó a gosto. Misture os dois até parecer uma massa para brigadeiro, depois complete a xícara com o conhaque e misture até ficar com a consistência de uma vitamina, então leve ao micro-ondas por um minuto. Polvilhe com canela e saboreie!

shutterstock_131055806

Depois dessas dicas, aproveitar a bebidinha saborosa e a companhia dos familiares e amigos é tudo de bom pra esse tempinho gostoso!

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *