Ideias de decoração: Almoço de Páscoa

A Páscoa, como todas as outras datas festivas, reúne em torno de uma mesa farta, os familiares e amigos. Juntos comemoramos o feriado ou até mesmo arrumamos uma boa desculpa para um reencontro divertido. O almoço de Páscoa é o momento mais esperado e sabendo que todos nós comemos com os olhos, o Bololô traz dicas de mesas decoradas para uma Páscoa mais que especial. Inspire-se!

 

shutterstock_97936022

A história da Páscoa para judeus e cristãos

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.

Para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão, nesta data, os judeus fazem e comem o matzá, pão sem fermento.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo.  A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data tem como significado a esperança de uma vida nova.

 

Para inspirar: Decoração para mesa de Páscoa

Ideia #1

Em uma mesa de almoço de Páscoa não pode faltar um centro de mesa que chame atenção. A data exige ideias criativas e inspiradoras.

Ideia #2

A toalha! Um dos elementos principais para a decoração de qualquer mesa e que permite ser bem criativo: toalha branca combina com tudo e ainda possibilita que você exercite seu lado artista com as tintas para tecido.

shutterstock_65458798

Ideia #3

Na decoração da mesa não podem faltar os ovos de Páscoa! Use a imaginação… Pode ser desde encher taças de vidro com ovos de chocolate, até dispor ovos decorados num cesto ou travessa de vários andares e formas criativas.

shutterstock_74427928

Ideia #4

As amêndoas coloridas de Páscoa são delícias que podem virar um elemento decorativo: você pode deixa-las espalhadas pela mesa, encher pequenos frascos de vidro ou coloca-las em uma jarra transparente, com ou sem flores.

shutterstock_153081242

Ideia #5

Que tal velas em forma de ovos de Páscoa? Faça você mesmo uma base ou copinho para ovo cozido e coloque as velas em cima. Na hora da refeição, acenda cada vela e tenha um efeito todo especial! Outra boa ideia para decorar uma mesa de Páscoa com velas, é aproveitar as cascas de ovos, pintá-las e dispor pela mesa.

shutterstock_70674325

Ideia #6

Aproveite os chocolates da Páscoa nos seus mais variados formatos: coelhinhos, ovos, flores, borboletas para criar pequenos cenários sobre a mesa. Para um efeito mais natural retire os chocolates do seu papel.

shutterstock_124501972

Ideia #7

E os guardanapos em forma de coelho de Páscoa não podem faltar! Os seus convidados vão adorar e a mesa vai ganhar outra vida!

1

1 Comentário para "Ideias de decoração: Almoço de Páscoa"

Adicionar Comentário
  1. Pingback: Vinho e saúde: será que eles têm ligação? | Blog do Bololô

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *