Que tal fazer bombons e ovos de chocolate em casa nessa Páscoa?

A Páscoa se aproxima e muita gente começa a pensar “Por que não faço os meus próprios bombons e ovos caseiros?”

Se você é uma dessas pessoas e principalmente, se vc é um novato na cozinha, procure saber quais são as dicas básicas para as dificuldades que irá enfrentar… e acredite, elas irão aparecer!

chocolate-ok

10 dicas úteis para trabalhar com chocolate:

1) Temperatura ambiente

Caso você esteja numa cidade quente como Rio de Janeiro ou mesmo nas regiões Norte e Nordeste, procure aproveitar os (raros) dias frios ou então equipe-se com um aparelho de ar-condicionado. Trabalhar com chocolate exige um ambiente fresco e sem muita umidade, de preferência por volta de 20oC.

Tudo isso pode ser comprovado caso você trabalhe num ambiente com temperatura próxima a corporal. Em muitos casos, com essa temperatura, a manteiga de cacau do chocolate pode derreter, ficar pegajosa e com certeza te irritar muito.

2) Não tenha medo de errar e repetir quantas vezes precisar

Quando a “fórmula” não der certo, tente de novo. Não se desespere ou desanime. Entretanto, se o fator complicador fora a temperatura do ambiente, será difícil você “acertar a mão”.

3) Utilize os utensílios certos

Os utensílios ideais para misturar o chocolate temperado são espátulas de silicone e colheres de pau, porque não conduzem o calor para fora do chocolate, além de permitirem que você consiga ter um controle melhor da temperatura do seu chocolate.

5464_1

4) A temperatura das formas

Depois de escolher a forma que vai utilizar, o correto é aquecê-la  para que a temperatura do chocolate seja mantida enquanto ele está sendo modelado. Porém, cuidado! Não  pode aquecê-lo demais e principalmente não pode parecer quente quando você segurá-lo com as mãos. A temperatura ideal é entre 20oC e 27oC.

5) Manter aquecido na temperatura certa

O chocolate precisa ser mantido fino (“fino” mesmo, o contrário de “grosso”) para que você possa trabalhar com ele. Para isso, é preciso que a tigela fique dentro de um recipiente com água morna (entre 32oC e 34oC, se tiver um termômetro).

6) Temperatura correta dos recheios

Se quiser rechear bombons ou ovo de Páscoa, seu recheio precisa estar à temperatura ambiente. Caso você opte por pegar da geladeira e usar frio mesmo, ele vai fazer com que o chocolate endureça prematuramente e fique esfarelando.

7) Bordas bonitas

As bordas do seu  chocolate ficarão bonitas se você as cortar antes  que ele fique quebradiço, assim que endurecer;

8 ) Tempo e lugar certos

Para que o endurecimento do chocolate ocorra de forma correta e que você consiga desenformá-lo com facilidade, deixe-o descansando em temperatura  ambiente por pelo menos 15 minutos após terminar de moldá-lo (forrar a forma de ovo de Páscoa, por exemplo). Só depois disso, coloque-o na geladeira por 10 ou 15 minutos ou até que ele encolha um pouco e se desenforme sozinho. Imprescindível que você respeite  esse tempo de descanso (antes da geladeira) porque a refrigeração imediata evita que a manteiga de cacau cistalize-se completamente, o que vai resultar num chocolate mole e oleoso que ficará com textura granulada depois de um tempo.

Atenção: não deixe o chocolate por mais tempo do que o necessário na geladeira para que não fique gelado. Se isso acontecer, quando retirá-lo de lá, a umidade do ar irá se condensar sobre sua superfície gelada e ele ficará pegajoso e manchado.

9) O chocolate precisa de tempo

Depois de prontos, os chocolates devem maturar em temperatura ambiente: devem ficar descansando por 24 horas, fora da geladeira. Dê esse tempo para que desenvolvam uma superfície dura e se estabilizem, garantindo que o chocolate não irá se deformar e que tenha uma boa quebra (o famoso “tec”);

10) Segurar sem estragar

 Luvas cirúrgicas são uma boa saída para que as suas impressões digitais não fiquem impressas no chocolate. É, porque ele até resiste a toques mais rápidos, mas se você ficar segurando por alguns segundos, ele vai derreter com a temperatura do seu corpo e, então, acabará adquirindo a forma das suas digitais. Esta dica é ótima para quem vai embalar os chocolates.

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *