Os cinco sentidos

Talvez tão importante como a qualidade da comida servida, seja a apresentação dos pratos levados à mesa. A verdade é que “comemos com os olhos”! O impacto visual tem grande importância na gastronomia, mexendo com todos os sentidos: o paladar, o olfato (quem resiste ao cheirinho gostoso de comida?), o tato (quando comemos com as mãos), a audição (não é lindo o barulhinho crocante ao quebrar-se o creme brulée?) e, finalmente, a visão.

shutterstock_134082242A boa comida e bebida são definidas por diferentes técnicas de cozimento, química, física, matemática, entre outros aspectos exatos. Culinária sem tais conceitos, não seria culinária. Por outro lado, a gastronomia também tem sua definição ligada aos sentidos. Quando deliciamos uma boa comida, cada sentido oferece uma diferente experiência e oportunidade de um maravilhoso prato ser degustado.

Visão

Para uma harmonia maior em sua refeição, capriche na decoração dos pratos. Aguçar o sentindo da visão não é tarefa fácil, mas para ajudar, o Bololô tem tudo: pratos de diferentes formas e tamanhos, travessas de diferentes materiais e cores e talheres diversos.

564_04A

Aparelho de Jantar Valência Porto Brasil

Olfato

O olfato é o principal responsável pela sensação que temos ao apreciar um alimento. Por exemplo, se você tapar o nariz e experimentar colocar qualquer alimento na boca, você sentirá apenas o gosto do alimento. Quando não é possível sentir o cheiro, só é possível detectar se o alimento é doce, salgado, ácido, azedo. Mas não se pode dizer se é cítrico, herbal, frutal, floral, nem definir qual é o alimento.

 

shutterstock_2521410

Audição

A audição se junta ao prazer da degustação pela sua associação com a comida em si, dos métodos de cozimento ou da forma que a comida foi servida pelo garçom. Por exemplo, o barulho do carvão queimando para aquele delicioso churrasco de final de semana, do azeite de oliva ou manteiga quente na frigideira, da rolha do champagne em grandes comemorações ao barulho da massa folhada se quebrando. Todos esses exemplos fazem parte da maravilhosa experiência que a audição proporciona.

shutterstock_78208693

Tato

O tato se refere às sensações provocadas pela comida em nossas bocas enquanto estamos mastigando. A língua em si é capaz de distinguir as características do alimento, tais como: textura, densidade, temperatura. A sensação de comer com as mãos é única. Quem nunca comeu dessa forma para sentir a magia de tocar os alimentos?

shutterstock_149786060

Paladar

A cor tem grande influência no paladar. As mais vibrantes (vermelha, laranja, amarela) são estimulantes e despertam esse sentido. Já cores como azul, verde, marrom e preto estimulam menos.

O paladar está encarregado de identificar o doce, amargo, ácido e salgado. Os gostos são incrivelmente influenciados ou modificados de acordo com o calor, frio e circunstâncias como cultura, hábitos alimentícios, idade e conhecimento sobre a comida.

No mundo da gastronomia, bons pratos passam a ser excelentes quando uma variedade de gostos, texturas, temperatura e formato da comida são trabalhados e quando cada gosto é adicionado um ao outro para formar contraste ou complementar o prato.

A gastronomia é feita pelo conjunto dos sentidos, um simples casamento que proporciona as pessoas, grandes momentos e experiências!

shutterstock_123956404

2 comentários para "Os cinco sentidos"

Adicionar Comentário
  1. patricia rievers

    16 de outubro de 2013 às 21:26

    Adorei o blog !!!!!

    Responder
    • Blog Bololô

      4 de dezembro de 2013 às 14:03

      Olá Patrícia! 😉

      Nós que adoramos ter você aqui ♥

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *