Café: sua história, benefícios, como preparar e servir

O café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado, mas pouco se sabe sobre a maneira exata como foi descoberto.

shutterstock_69158848

História

A história do café é repleta de lendas e mitos transmitidos de geração em geração. A mais antiga conta que o consumo ocorreu em 575 d.C, onde um pastor chamado Kaldi percebeu que suas cabras ficavam mais dinâmicas após o consumo dos frutos vermelhos dos arbustos.

shutterstock_108161759

Aproximadamente em 1.400 o café começou sua jornada pelo mundo e nesse século ele começa a ser torrado. Diz as histórias que um sacerdote católico jogou os grãos em uma lareira julgando ser uma bebida demoníaca, mas quando o grão passou pelas transformações de aroma e sabor o sacerdote mudou de opinião.

Mas, foi em meados de 1.600 e 1.700 que o café se popularizou na Europa, a Cultura Cafeeira espalhou-se pelo mundo abrindo cafeterias famosas, inclusive no Brasil.

Em 1.900 o Café se expandiu no Brasil, resultando nos barões do Café, e realizando exportações dos grãos para o mundo. E continua assim até os dias de hoje.

 

shutterstock_138734090

Mudas e sementes

O café é plantado a partir de mudas produzidas em viveiros. As mudas são o resultado de uma cuidadosa seleção das melhores sementes, que podem gerar árvores sadias e resistentes.

A primeira fase do crescimento do café é chamada de “palito de fósforo”, cuja semente se desenvolve e germina. Dentro dela começa a se formar as duas primeiras folhas da árvore, que são arredondadas e chamadas de orelhas de onça.

A muda estará pronta para o plantio no campo quando tiver em média seis pares de folhas.

Flores e frutos

No Brasil, a florada acontece normalmente em outubro.

Após algumas semanas começam a nascer os pequenos grãos de café. Eles se tornarão os frutos e, quando maduros, ficarão vermelhos ou amarelos.

Colheita

No Brasil a colheita vai de maio a agosto ou setembro, incluídas as fases de colheita dos frutos das árvores, transporte, secagem e limpeza nos terreiros.

A colheita é realizada retirando todos os frutos dos ramos ao mesmo tempo, chamada de derriça.

O trabalho no Brasil é muito mais mecanizado que em outros países, embora o “processo manual” traga um certo valor agregado maior entre os grandes compradores.

 

shutterstock_114996436

Aroma

A sensibilidade ao aroma está muito relacionada com a experiência do degustador. Os aromas podem ser: frutado, florado, achocolatado, semelhante ao pão torrado ou outros.

Doçura

Os cafés mais finos apresentam um sabor adocicado, o que permite que sejam bebidos sem adição de açúcar.

Amargor

É o gosto produzido pela cafeína e deve ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade.

Acidez

É a sensação obtida na parte lateral da língua. No Brasil, os cafés são pouco ácidos e os do Sul de Minas são os que têm maior acidez.

Corpo

É uma sensação na boca causada pelo “peso” da bebida no paladar, e que enriquece a bebida do café. Um café pode ter corpo leve, normal ou médio ou encorpado.

 

Benefícios do Café

shutterstock_107441687

Segundo estudos realizados no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o consumo habitual de café em doses moderadas pode trazer efeitos benéficos para a saúde e contribuir para a prevenção de doenças.

O café melhora a memória e atenção, uma pessoa que toma café habitualmente geralmente adquire tolerância à cafeína, impedindo que aconteçam efeitos adversos como palpitações e arritmia cardíaca, que podem ocorrer em consumidores esporádicos.

 

 

Prepare um bom Café e sirva bem

shutterstock_135271037

Macchiato

Ingredientes

1 dl de leite

Grãos de café

Açúcar e/ou cacau em pó (dependendo do gosto)

Chávena para Expresso (cerca de 70 ml)

Preparação

Vaporize o leite diretamente na chávena do expresso

Coloque a chávena debaixo da saída do café e tire o expresso

Polvilhe com cacau em pó

 

>> Receba bem seus convidados com as Xícaras de Café que você encontra aqui no Bololô!

2 comentários para "Café: sua história, benefícios, como preparar e servir"

Adicionar Comentário
  1. Genesis

    29 de junho de 2014 às 07:39

    Great information. Lucky me I came across your site by accident (stumbleupon).
    I have saved as a favorite for later!

    Responder
  2. make up blogs

    26 de julho de 2014 às 20:03

    Hi, all is going sound here and ofcourse every one
    is sharing information, that’s genuinely fine, keep up writing.

    my site … make up blogs

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *