“Acabou em pizza!”

A pizza é o prato oficial da reunião entre amigos e família há gerações. A verdade é que o prato logo caiu no gosto dos brasileiros e não há quem não coma esta delícia pelo menos uma vez por semana.

Aproveitando que hoje é comemorado o Dia da Pizza, o Bololô vai falar sobre a história, curiosidades e sabores da redondinha! De quebra, ainda vamos passar uma receita sensacional de pizza caseira.

 

shutterstock_15243790

As Origens

Muitos defendem que os italianos foram os criadores da pizza, porém existem hipóteses que explicam a chegada dela à Itália. A principal suposição diz que, desde os fenícios, existia o costume de comer o pão. Porém, naquela época, o pão era do tipo sírio, chato e redondo e costumava ser servido com carne e cebola.

Os napolitanos foram aperfeiçoando a massa com trigo de boa qualidade e coberturas como o queijo. Nascia, assim, a pizza quase como a conhecemos hoje. O tomate foi incorporado um pouco depois e tornou-se um ingrediente tão essencial quanto o queijo. Os mais tradicionais consideram que só existem dois tipos de pizza, a “Marinara”, que consiste em tomate, orégano, alho, azeite extra virgem e manjericão e a “Margherita”, composta de tomate, manjericão e mussarela.

A pizza foi levada para o mundo devido a grande emigração dos italianos. Aqui no Brasil não foi diferente, sendo o bairro do Brás, em São Paulo, o berço do início da popularização do prato. Os tipos eram tradicionais no começo, mas com a criatividade dos brasileiros, começaram a surgir diversos outros sabores.

shutterstock_116670835

 

A sua pizza

Preparar uma pizza em casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Mas o prazer de ter um prato com sabor caseiro feito por suas próprias mãos é inexplicável. Para te ajudar, o Bololô dá dicas para fazer a pizza perfeita em casa. Confira:

– Use pouca farinha na hora de abrir a massa.

– Use tomates pelados para o molho, são mais adocicados do que os brasileiros e proporcionam um sabor melhor.

– Prefira sempre que possível a farinha tipo 00, porque dá uma liga melhor a massa e ela cresce mais.

– Massa batida à mão. Nada de rolos!

 

Massa de pizza caseira

Ingredientes:

-1 kg de farinha de trigo

-1 e ½ (chá) de fermento biológico

-¼ de xícara (chá) de óleo de soja

– ¾ xícara (chá) de água filtrada

-1 colher (sopa) de açúcar

-1 colher (sopa) de sal

 

Modo de preparo:

Junte o fermento com sal e açúcar, dissolva a mistura com água e reserve. Em outra tigela, coloque uma parte da farinha, o óleo e a mistura que ficou reservada. Mexa com as mãos e coloque a farinha aos poucos até dar o ponto da massa e deixe descansar por uma hora. Depois faça quatro bolas e deixe crescer por mais meia hora. Polvilhe uma plataforma de mármore com farinha e abra a massa com um rolo. Essa receita rende quatro massas de pizza com 35 cm de diâmetro.

shutterstock_108117194

Molho de tomate:

-1,5 kg de tomates maduros

-1 dente de alho picado

-1 pitada de orégano

-Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte os tomates e retire as sementes. Passe-os por um moedor manual de carne e deposite em uma vasilha. Junte o alho ao tomate, acrescente orégano e mexa. Uma dica é não usar liquidificador para manter a textura da fruta. Esse molho rende a cobertura de três pizzas.

shutterstock_117665224

 

Tudo certo, mas faltou o forno à lenha? Não se preocupe! Para montar uma boa massa de pizza em casa, onde o forno não é profissional, é só ter o cuidado de fazer uma base leve e com borda fina. Dessa forma, fica mais fácil e rápido assar.

Quanto ao molho, é indicado que seja feito no dia e cozido na hora de assar a pizza. Se quiser, você pode acrescentar folhas de manjericão ou orégano, ervas que dão um gosto especial a sua receita.

 

Fique atenta à temperatura do forno, que pode variar de 200ºC até 250ºC, não deixe ficar mais quente do que isso, senão a pizza pode queimar. Não se esqueça de pré-aquecer o forno.

Aproveite a ocasião para chamar o pessoal e fazer aquela reunião regada a deliciosas pizzas, deixe a criatividade aflorar e invente vários sabores. O Bololô tem um conjunto de pratos lindo para você expor suas criações gastronômicas e comer com os amigos e família.

Curiosidades sobre a redonda

– Campeonato Mundial de Pizza? Isso mesmo! Os melhores pizzaiolos competem nas categorias: Acrobática, estilo, mais rápida e mais larga. As pizzas são julgadas pela preparação, gosto e cozimento próprio.

– A origem do termo “acabou em pizza” surgiu do hábito, principalmente dos paulistanos, de celebrar acordos em uma pizzaria. Mas também é usada para descrever a impunidade brasileira.

– A pizza Margherita teve como inspiração as cores da Itália. O verde do manjericão, o vermelho do tomate e o branco do queijo.

– E acredite você ou não, na Itália existe uma lei protegendo a pizza tradicional italiana. O país inclusive solicitou que essa lei fosse incluída na constituição da União Europeia.

 

shutterstock_95092357

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *