“Acabou em pizza!”
A pizza é o prato oficial da reunião entre amigos e família há gerações. A verdade é que o prato logo caiu no gosto dos brasileiros e não há quem não coma esta delícia pelo menos uma vez por semana.
Aproveitando que hoje é comemorado o Dia da Pizza, o Bololô vai falar sobre a história, curiosidades e sabores da redondinha! De quebra, ainda vamos passar uma receita sensacional de pizza caseira.
As Origens
Muitos defendem que os italianos foram os criadores da pizza, porém existem hipóteses que explicam a chegada dela à Itália. A principal suposição diz que, desde os fenícios, existia o costume de comer o pão. Porém, naquela época, o pão era do tipo sírio, chato e redondo e costumava ser servido com carne e cebola.
Os napolitanos foram aperfeiçoando a massa com trigo de boa qualidade e coberturas como o queijo. Nascia, assim, a pizza quase como a conhecemos hoje. O tomate foi incorporado um pouco depois e tornou-se um ingrediente tão essencial quanto o queijo. Os mais tradicionais consideram que só existem dois tipos de pizza, a “Marinara”, que consiste em tomate, orégano, alho, azeite extra virgem e manjericão e a “Margherita”, composta de tomate, manjericão e mussarela.
A pizza foi levada para o mundo devido a grande emigração dos italianos. Aqui no Brasil não foi diferente, sendo o bairro do Brás, em São Paulo, o berço do início da popularização do prato. Os tipos eram tradicionais no começo, mas com a criatividade dos brasileiros, começaram a surgir diversos outros sabores.
A sua pizza
Preparar uma pizza em casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Mas o prazer de ter um prato com sabor caseiro feito por suas próprias mãos é inexplicável. Para te ajudar, o Bololô dá dicas para fazer a pizza perfeita em casa. Confira:
– Use pouca farinha na hora de abrir a massa.
– Use tomates pelados para o molho, são mais adocicados do que os brasileiros e proporcionam um sabor melhor.
– Prefira sempre que possível a farinha tipo 00, porque dá uma liga melhor a massa e ela cresce mais.
– Massa batida à mão. Nada de rolos!
Massa de pizza caseira
Ingredientes:
-1 kg de farinha de trigo
-1 e ½ (chá) de fermento biológico
-¼ de xícara (chá) de óleo de soja
– ¾ xícara (chá) de água filtrada
-1 colher (sopa) de açúcar
-1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Junte o fermento com sal e açúcar, dissolva a mistura com água e reserve. Em outra tigela, coloque uma parte da farinha, o óleo e a mistura que ficou reservada. Mexa com as mãos e coloque a farinha aos poucos até dar o ponto da massa e deixe descansar por uma hora. Depois faça quatro bolas e deixe crescer por mais meia hora. Polvilhe uma plataforma de mármore com farinha e abra a massa com um rolo. Essa receita rende quatro massas de pizza com 35 cm de diâmetro.
Molho de tomate:
-1,5 kg de tomates maduros
-1 dente de alho picado
-1 pitada de orégano
-Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte os tomates e retire as sementes. Passe-os por um moedor manual de carne e deposite em uma vasilha. Junte o alho ao tomate, acrescente orégano e mexa. Uma dica é não usar liquidificador para manter a textura da fruta. Esse molho rende a cobertura de três pizzas.
Tudo certo, mas faltou o forno à lenha? Não se preocupe! Para montar uma boa massa de pizza em casa, onde o forno não é profissional, é só ter o cuidado de fazer uma base leve e com borda fina. Dessa forma, fica mais fácil e rápido assar.
Quanto ao molho, é indicado que seja feito no dia e cozido na hora de assar a pizza. Se quiser, você pode acrescentar folhas de manjericão ou orégano, ervas que dão um gosto especial a sua receita.
Fique atenta à temperatura do forno, que pode variar de 200ºC até 250ºC, não deixe ficar mais quente do que isso, senão a pizza pode queimar. Não se esqueça de pré-aquecer o forno.
Aproveite a ocasião para chamar o pessoal e fazer aquela reunião regada a deliciosas pizzas, deixe a criatividade aflorar e invente vários sabores. O Bololô tem um conjunto de pratos lindo para você expor suas criações gastronômicas e comer com os amigos e família.
Curiosidades sobre a redonda
– Campeonato Mundial de Pizza? Isso mesmo! Os melhores pizzaiolos competem nas categorias: Acrobática, estilo, mais rápida e mais larga. As pizzas são julgadas pela preparação, gosto e cozimento próprio.
– A origem do termo “acabou em pizza” surgiu do hábito, principalmente dos paulistanos, de celebrar acordos em uma pizzaria. Mas também é usada para descrever a impunidade brasileira.
– A pizza Margherita teve como inspiração as cores da Itália. O verde do manjericão, o vermelho do tomate e o branco do queijo.
– E acredite você ou não, na Itália existe uma lei protegendo a pizza tradicional italiana. O país inclusive solicitou que essa lei fosse incluída na constituição da União Europeia.