Noite do Fondue em casa sem complicação

Com o friozinho chegando, logo vem aquele vontade de fazer um programinha de inverno com o pessoal. Então, que tal convidar os amigos para um fondue na sua casa? Se você já está pensando na bagunça e no trabalho que organizar uma fondue em casa pode gerar, esqueça isso. Com planejamento, organizar essa recepção vai ser super fácil e seus amigos vão adorar!

shutterstock_2053428

Antes de tudo pense no tipo de recepção que você irá preparar e quantas pessoas pretende convidar. A noite de fondue costuma ser um programa íntimo e, a menos que você tenha mais de um aparelho de fondue em casa, não convém convidar mais do que seis pessoas. Também o clima desse tipo de programa costuma ser bem descontraído, então a decoração da recepção combina com simplicidade e aconchego.

É essencial também pensar no cardápio. As receitas de fondue não costumam variar muito aqui no Brasil. Normalmente, são servidos os fondues de carne e/ou queijo e depois a fondue de chocolate como sobremesa. Mas se você gosta de inovar, vamos ensinar uma receitinha mais do que especial no final desse post. J

Número de pessoas estabelecido e cardápio escolhido, é hora de preparar a lista de compras. Quanto mais você pensar para listar os elementos de que vai precisar, melhor. Por isso, determine com antecedência tudo o que irá servir e anote também as quantidades necessárias de cada ingrediente da lista.

Preparando a casa

A decoração da casa pode ser bem simples e descontraída. Na verdade, como trata-se de um programa bastante íntimo, você deve se concentrar apenas na arrumação da mesa. Uma toalha bem elaborada, espetos de fondue divertidos e um réchaud sofisticado, além de petisqueiras charmosas para colocar os complementos e aperitivos já cumprem o papel de embelezar a mesa.

Para se organizar melhor, você pode cortar os cubinhos de pão e carne no começo do dia se for servir o fondue à noite. Já as frutas precisam ser cortadas um pouco antes de os convidados chegarem porque elas podem escurecer até o momento em que forem servidas. Fica simpático deixar os cubinhos de pães, carne e frutas em tigelinhas bonitas, dispostas ao redor da mesa e à mão dos convidados. Aliás, é importantíssimo sempre pensar na comodidade dos convidados: nada mais desagradável do que ficar pedindo a tigelinha de pão o tempo todo durante o fondue, não é mesmo?

Para a fondue de carne, os melhores cortes são filé mignon e alcatra. O importante mesmo é caprichar nos molhinhos que acompanham a fondue. Molho tártaro, beárnaise e aioli combinam perfeitamente e dão ainda mais sabor a fondue de carne. A versão de queijo combina com pães, batatas, cenouras e brócolis, além das castanhas e uvas passas, que posem ser servidas como aperitivos.

Para a queridinha da noite, a fondue de chocolate, as frutas que mais harmonizam são banana, maçã, uvas, kiwi, abacaxi e morango. Os chocolates mais usados são o ao leite e amargo, mas ultimamente, o chocolate branco caiu no gosto dos adoradores de fondue. Outro acompanhamento interessante para a fondue de chocolate são biscoitinhos doces e waffers, que enriquecem ainda mais a mesa e diversificam os sabores.

Então, está esperando o quê? Convide o pessoal mais próximo e comece a planejar essa noite! Vai ser memorável!

 shutterstock_165636968

 Receitinha especial: Fondue de Queijo com Fungo Porcini

Ingredientes:

  • 200 g de queijo gruyère ralado;
  • 500 g de queijo raclette ralado;
  • 30 g de funghi porcini seco desidratados;
  • 100 g de de funghi porcini fresco ou congelado;
  • 400 ml de vinho branco seco;
  • 50 ml de conhaque;
  • 2 dentes de alho cortados ao meio;
  • 1 colher (de chá) de fécula de batata;
  • 50 ml de kirsch;
  • 50 g de cebola picada;
  • 30 g de manteiga;
  • Pão italiano cortado em cubos de 1,5 cm;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Pepino e cebolinha branca em conserva

Derreta em uma panela de ferro fundida esmaltada a manteiga. Deixe suar a cebola, refogue os funghis e flambe com o conhaque. Reserve. Na mesma panela, esfregue as metades de alho no fundo e nas laterais da panela. Despeje o vinho e aqueça até ferver. Adicione os queijos, mexa até derreter, mas sem deixar ferver. Junte em um copinho o kirsch com a fécula de batata. Misture ao queijo e volte ao fogo para engrossar. Tempere com pimenta-do-reino. O pão cortado e os picles devem ser servidos à parte para acompanhar o fondue. Ainda pode ser servido frios típicos como entrada (carne des Grisons, salaminho Suíço e presunto cru).

 

 

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *