Churrasco brasileiro: cardápio de Domingo

Sabemos que todo brasileiro gosta muito de um bom churrasco com a família e amigos. Existe diversas formas de fazê-lo, mas será que tem uma ideal?

O churrasco se tornou uma das refeições mais gostosas, nada melhor que reunir a família, os amigos e passar a tarde toda beliscando carnes e ouros petiscos assados na brasa.

Pode ser na varanda de casa, à beira da piscina, no salão do condomínio. Fazer um churrasco não é exatamente fácil, mas vale a pena ter esse trabalho.

shutterstock_168372488

Planejando o cardápio

Até aqueles que já estão acostumados a comandar a churrasqueira compram carne demais e cerveja de menos. Para não errar na conta é simples: se for para refeições com diversos acompanhamentos compre cerca de 400 gramas de carne para cada adulto e 250 para cada criança. Agora se for dispensar a maionese e a farofa conte mais 100 gramas por pessoa. Cortes de carnes com osso devem ter a quantidade dobrada.

shutterstock_184984517

Comprar o carvão também é muito simples, três sacos para cada dez pessoas. Para as bebidas, pegue 12 latas de refrigerante para cada dez convidados e o dobro de cerveja. O fogo deve ser aceso antes dos convidados chegarem.

 

Uma churrasqueira para sua casa

Hoje em dia existem diversos modelos de churrasqueiras que se adequam a qualquer ambiente. Escolher o modelo é essencial para o estilo da sua casa e o espaço disponível. As churrasqueiras podem vir equipadas com grelhas, espeto e coifa de aço inox, exaustor e até kit iluminação.

Seja a carvão, a gás ou elétrica, a dispersão da fumaça gerada é sempre um ponto a ser levado em consideração quando for fazer o planejamento da instalação. Para que a fumaça não estrague a festa, a churrasqueira deve contar com uma chaminé, coifa, ou no caso de apartamento um exaustor. Já se for em ambiente aberto a não há tanta preocupação.

No quesito modelos e variedades, o Bololô é expert e pode te ajudar na escolha da churrasqueira ideal para sua casa.

Para você que mora em apartamento, instale uma Churrasqueira a gás Spirit E-20 Weber de Aço Inox, ela é prática e ideal para lugares fechados. Possui uma tampa que não permite que o vapor e fumaça saiam enquanto a carne estiver assando.

1

Agora, se você mora em uma casa e gosta de reunir seus amigos e familiares no quintal para fazer aquela festa, a churrasqueira a carvão Performer Silver Weber de Aço é ideal para você.

2

 

Utensílios essenciais para seu churrasco.

Espetos

Os espetos são utensílios básicos em um churrasco, são indicados para aperitivos como coração de galinha e linguiça, e alguns espetos especiais como de ponta dupla são usados para peças muito grandes.

3

Tábuas

Use uma tábua grande para cortar a carne de forma higiênica. Existem modelos diversificados, aquelas de vidro ou de madeira que são as tradicionais.

 4

Corte certo

As facas são essenciais para um churrasco, e precisam estar afiadas e nunca devem ser usadas para abrir latas e nem contar ossos de galinha.

5

Garfo

Para ajudar o serviço use um garfo par churrasco, ele ajuda a segurar a carne para o corte, virar a peça na grelha e retirar a carne do espeto.

6

Já que estamos falando de comida, o Bololô reservou uma receita de tempero para a carne e acompanhamento para seu churrasco ficar mais gostoso!

 

Tempero para churrasco

shutterstock_114095437

Ingredientes

Orégano (pacotinho de 15g)

Manjericão (um galho)

Cominho (15g)

Pimenta do reino (15g)

Duas nozes moscadas

4 cebolas de cabeça

1 molho de cebolinha

1 molho de salsa

1 pimentão verde e pimenta malagueta (a gosto)

3 colheres (de sopa) de colorau

10 tabletes de caldo de galinha

4 quilos de sal

 

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar em vidros esterilizados. Pode ser guardado fora da geladeira por até seis meses. A noz moscada deve ser ralada antes de ser usada. Rende quatro quilos. Tempere a carne, leva à churrasqueira e chame os amigos para receber os elogios, entre uma e outra beliscada.

 

Acompanhamentos

shutterstock_131424917

Salada de batata com mix de manjericão

Ingredientes

300 g de batata monalisa

2 ovos extra cozido

40 g de cebola pera

40 g de salsão em fatias finas

Pimenta-do-reino branca a gosto

Sal a gosto

5 ml de vinagre

100 g de maionese

¼ de maço de manjericão roxo

¼ de maço manjericão

 

Modo de preparo

Cozinhar o ovo com o vinagre.

Cortar as batatas em cubos grandes e cozinhar. Quando ferver, acrescentar o sal. Resfriar a batata e reservar.

Ajustar o tempero com sal e pimenta, misturar com cuidado a batata e a maionese, acrescentar os ovos fatiados a cebola finamente picada, o salsão em fatias finas e finalizar com o manjericão.

Levar para a geladeira e servir a salada fria.

 

» Gostou das dicas? Encontre aqui tudo para seu churrasco

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *